16 junho 2017

# entrevista # exames

Exames, consulta e entrevista

Viajei para o Rio no dia 31/05, pois no dia seguinte pela manhã eu iria fazer a "maratona" de exames e consulta (entre aspas porque, por mais complicado que pareça, foi simples até demais!). Me hospedei num hotel no Leblon, muito bem localizado, bem perto das clínicas (e também de shoppings, restaurantes, supermercado, etc). Fiz tudo nessa ordem: exame de urina (às 8h30), raio x (às 9h30), consulta (às 11h30) e exame de sangue (logo após a consulta). Fiz todo o percurso a pé, pois tudo fica muito perto, sério! O consultório do médico e o laboratório do exame de sangue inclusive ficam no mesmo prédio. Fiz tudo na quinta-feira e voltei no consultório na segunda-feira só pra pegar o envelope com os resultados para levar pro consulado no dia seguinte. Como tive bastante tempo livre, aproveitei pra passear um pouco e turistar.



Na terça-feira acordei cedo (na verdade, mal dormi de tanta ansiedade!), peguei um taxi e fui pro consulado. Assim que cheguei, pedi informação pro segurança e ele, muito simpático, me indicou a entrada, um outro funcionário perguntou meu horário (9h20) e falou pra eu ir direto pro 2° andar. Entrei, passei pela segurança (aqueles detectores de metal tipo de aeroporto) e subi. Chegando lá, o funcionário pediu pra eu colocar meus documentos numa determinada ordem, preenchi um formulário com informações minhas e do meu noivo, assinei a declaração juramentada, ele conferiu tudo e me falou pra sentar lá na primeira fila, pois já iriam me chamar. Rapidamente fui chamada, entreguei os documentos, a moça conferiu algumas informações, pegou minhas impressões digitais e falou pra eu sentar novamente e esperar ser chamada pra entrevista. Pronto, foi aí que me bateu o nervoso! Se não me engano, já tinham 4 pessoas esperando a entrevista também, e depois ainda vi chegar mais 3 pessoas. Não sei bem quanto tempo esperei, mas acredito que uns 50 minutos, então fui chamada para a entrevista. Fiz o juramento, mais uma vez pegaram a impressão digital e o cônsul, muito simpático, fez 4 perguntas bem simples:

  • Você fala inglês?
  • Quando conheceu seu noivo?
  • Quando se conheceram pessoalmente?
  • Desde então, quantas vezes se viram pessoalmente?

Em seguida ele disse "seu visto foi aprovado" e me explicou que eu iria receber o passaporte em casa dentro de 15 dias, que após entrar nos Estados Unidos eu terei 90 dias para casar e que após casar eu devo dar entrada no processo de ajuste de status para receber o greencard. Levei novas provas de relacionamento, mas ele não pediu pra ver. Pronto, foi só isso! Agradeci e fui embora, muito feliz e aliviada.

A entrevista não tem mistério, gente! É só levar a documentação certinha. Isso também vale para exames e consulta. Todos os envolvidos nesse processo (clínicas, médico, consulado) são extremamente organizados. Levei tudo certinho como eles pediram e não tive nenhum problema. 


Bom, agora é só esperar o passaporte chegar em casa, juntamente com o envelope lacrado. Recebi o código de rastreamento (o consulado manda por e-mail) e vi que o pacote já foi enviado pra minha cidade. Depois é só fazer as malas e partir! 

2 comentários:

  1. VC SE hospedou em que hotel no Rio?

    ResponderEliminar
  2. Eu ja tive sífilis e hoje estou curada
    Vc acha que isso atrapalha na hora do pedido do visto?
    Ate pq a sífilis n some do exame d sangue

    ResponderEliminar